A pesquisa dos professores é essencial para o Curso de Extensão Literaturas do Norte, permitindo explorar as manifestações literárias da região e fomentar discussões críticas sobre seus principais aspectos. Ela também ajuda a ampliar o repertório dos professores e contribuir para o avanço da produção literária em seus territórios.
Saberes e Poéticas Orais da Amazônia Amapaense
Prof. Dr. Daniel Batista Lima Borges
Este projeto tem como objetivo investigar as histórias de vida de contadores de histórias tradicionais de Macapá, com o intuito de construir intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e performance das tradições orais e da cultura popular. A metodologia de coleta será por meio de entrevista narrativa, catalogação dos contos e circulação dessas histórias em meios digitais e espaços etnoformativos. Buscam localizar contadores de histórias tradicionais na zona urbana e periférica, trazendo-os à academia para rodas de histórias com estudantes interessados na área. O projeto conta com parceiros, terá duração de um ano e pretende abrir um acervo de entrevistas, participar de redes de pesquisas e publicar artigos científicos e capítulos de livro.
A representação da Amazônia na epistolografia do Padre Antônio Vieira
Prof.ª. Dr.ª. Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos
A pesquisa propõe o estudo da epistolografia do Padre Antônio Vieira produzida no século XVII, detendo seu enfoque na representação da Amazônia.
Enquanto figura influente do seu tempo, o missionário jesuíta trocou cartas com diversos destinatários, todos eles da esfera do poder colonial. Pretende-se analisar a representação da Amazônia nessas cartas, sobretudos nos volumes de Espistolografia da Obra completa do Padre Antonio Vieira (2014), dedicados ao Grão-Pará e Maranhão, designação polítca-geográfica do norte do Brasil, em Seiscentos.
Literatura das Guianas: apanhado das Letras no Platô das Guianas.
Prof. Dr. Yurgel Pantoja Caldas
Este projeto tem o objetivo de matear as manifestações literárias presentes no Platô das Guianas, com ênfase em textos que circulam em diversos espaços da Guiana Francesa. Os séculos da experiência colonial no norte da América Portuguesa deixaram marcas que se podem compreender em múltiplas manifestações culturais. Não é diferente quando se tratar das manifestações literárias que, dentro desse contexto de dominação europeia, emergiram e ainda se fazem presentes até hoje. Assim, esta proposta tenta elaborar um quadro analítico das diversas formas literárias que circulam no chamado Platô das Guianas.
Representação da Amazônia nas letras luso-brasileiras
Prof.ª. Dr.ª. Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos
O trabalho de pesquisa procura estudar as diversas formas de representação da Amazônia nas letras luso-brasileiras. Partindo do conceito de representação de Chartier (1990), o estudo centra-se na discussão de vários temas tradicionalmente associados à Amazônia (como mar, paisagem natural, selva, rio, aspectos locais, etc.) e na forma como estes estão articulados nas letras luso-brasileiros. O recorte temporal prevê textos até ao século XXI, sobre as regiões consideradas como Amazônia: Amapá, Pará, Rondônia, Amazonas e parte do Maranhão. Embora haja uma diversidade enorme de publicações, a narrativa epistolográfica será o foco principal.
Numa primeira fase, prevê-se o estudo do rio Amazonas na mitografia, bem como sua importância histórica, política e literária. Nunca deixado de parte como tema fulcral das narrativas e da lírica amazonense, inúmeras metáforas aparecem ligadas ao Rio, bem como mitos, imagens, mapas, figuras e alegorias.
Negritudes na Amazônia: da poética à narrativa
Prof.ª. Dr.ª Mariana Janaina dos Santos Alves
Este projeto destina-se ao estudo crítico das poéticas e narrativas das múltiplas Negritudes existentes na Amazônia, mais especificamente, as encontradas no Norte do Brasil. A pesquisa se desenvolve em dois eixos: o primeiro se ocupa dos estudos das narrativas contadas entre povos ou comunidades autóctones no Amapá sob o perspectivismo de pertencimento, identidades e memória cultural. Nesse eixo, consideramos as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET) sob a égide dos estudos de Literatura, Cultura e Memória. Nessa perspectiva, o estudo relaciona as duas temáticas: narrativas identificadas na Terra Indígena Uaçá (entre os povos Galibi Marworno e Karipuna) e elementos culturais da religiosidade de matriz africana, no âmbito da Pena e Maracá, encontrados nas doutrinas do Tambor de Mina e da Umbanda. No segundo eixo da pesquisa em Negritudes, propomos o estudo de literatura amapaense contemporânea, com ênfase à escrita de mulheres amazônicas.
Gapuia Curadoria Literária:
poéticas e narrativas
Profª. Drª. Rosileni Pelaes de Morais
É projeto de pesquisa vinculado as ações do projeto de extensão Literaturas do Norte, desenvolvido por docentes dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e Francês e Letras Português e Inglês da Universidade Federal do Amapá, com o objetivo de (re)conhecer a produção literária de autores da região Amazônica. Como premissa, parte-se do princípio de que as Literaturas de expressão amazônica não têm sido reconhecidas nos estudos regionais e/ou universais, ou ainda, tem ocupado um lugar pouco significativo e muitas vezes silenciado.
Nesse sentido, o projeto Gapuia envolverá uma percepção curadora coletiva e dialogada, instituída por um processo de reconhecimento e aprendizagem e que fomentará a leitura de uma produção literária revelada por experiências e saberes amazônicos e universais como sentido de interpretação, significação identitária, cultural e simbólica e que precisa ser percebida sob um olhar mais abrangente, como referência de expressão da Literatura da Amazônia e brasileira.
Amazofuturismo e sua representação literária da Amazônia
Prof. Dr Prof. Dr. David Junior de Souza Silva
http://lattes.cnpq.br/4265076306351873
Anny Letícia Duarte de Souza
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada sobre a representação da Amazônia a partir do amazofuturismo como movimento estético-literário. Considerando que a representação da região é disputada por diferentes atores globais e que a produção de diversas representações sobre a região é resultado de intenso trabalho político, científico e midiático, buscou-se investigar como a Amazônia é representada na literatura amazofuturista. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica em romances e contos já publicados na temática do amazofuturismo. Houve levantamento bibliográfico e fichamento a respeito de estereótipos historicamente constituídos sobre a Amazônia na literatura, amazofuturismo e sobre o conceito de representação.
Literaturas de Resistência: Memória e Cultura em Identidades Narrativas Afro-amazônicas
Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Pereira
O projeto tem como objetivo analisar como as narrativas afro-amazônicas buscam ressignificar a região norte do Brasil, não pela perspectiva dos colonizadores, mas sim pela visão dos insubmissos que resistem. Para isso, serão utilizadas lides teóricas ulteriores às concepções coloniais, decoloniais e de identidade narrativa para entender como a cultura e a memória se manifestam em expressões literárias e culturais dessa região. O projeto parte da premissa de que o pensamento decolonial é uma forma de reagir à cultura dominante que busca apagar a identidade étnica e a memória ancestral dos povos marginalizados. A literatura de resistência, por sua vez, é vista como uma forma de oposição cultural e política que dá voz às minorias, questionando e desafiando as normas e ideologias dominantes. O projeto pretende analisar como espíritos de resistência se manifestam nas narrativas afro-amazônicas, apresentando perspectivas subversivas e alternativas às dominantes, à construção de uma identidade narrativa que valorize a cultura e a memória dos povos insubmissos da região norte do Brasil.